Yu-Gi-Oh!

Toda a trama de Yu-Gi-Oh! gira em torno da história do garoto Yugi Mutou, um grande jogador de Monstros de Duelo (o jogo mágico de cardgame que virou uma mania em todo o mundo).

Neste anime os jogos são disputados em uma grande arena holográfica onde os jogadores lançam os seus cards e deles surgem monstros e magias para ajudá-los em seus duelos. Toda essa ação, com grandes e poderosas batalhas de encher os olhos, é o foco de Yu-Gi-Oh!.

O anime começa quando Yugi ganha de seu avô um quebra-cabeça com várias peças douradas. Quando finalmente ele é montado, Yugi é incorporado por Yami Yugi, pois o quebra-cabeça é na verdade uma das Relíquias Milenares, o Enigma do Milênio, mas isso só se revela quando Yugi duela com o campeão mundial de Monstros de Duelos, Seto Kaiba, e a partir desse momento, Yami passa a se apossar do corpo de Yugi toda vez que ele entra em um duelo.

Yugi acaba vitorioso na batalha após invocar o monstro mais raro de todo o jogo, o poderoso Exodia. Em seguida, Yugi acaba conhecendo Maximillion Pegasus, o criador do Monstros de Duelo, que com o Olho do Milênio (outra Relíquia Milenar) seqüestra a alma do avô de Yugi, forçando nosso herói a entrar no maior de todos os torneios de Monstros de Duelo. E assim começa a aventura de Yugi.


OS PERSONAGENS DE YU-GI-OH!

Yugi Mutou
Yugi é o personagem principal da série e é também a reencarnação do grande faraó Yami Yugi, ele é um grande jogador de Monstros de Duelo. A sua vida mudou a partir da hora em que ele conseguiu resolver o Enigma do Milênio (uma das sete Relíquias do Milênio), dado por seu avô. Há também uma antiga profecia que diz que aquele que conseguisse resolver o Enigma do Milênio seria o escolhido para assumir a árdua tarefa de salvar o mundo.

Yami Yugi
Yami Yugi é o espírito aprisionado no Enigma do Milênio e que tomou posse do corpo de Yugi Mutou após ele ter resolvido o Enigma. Yami passa a controlar o corpo de Yugi toda vez que ele participa do Monstros de Duelo. Tudo indica que Yami é na verdade o grande faraó que aprisionou o poder do Jogo das Trevas a 5.000 anos e que o seu verdadeiro nome seja Yu-Gi-Oh.


Salomon Mutou (vovô)
Salomon é o avô de Yugi. A muitos anos atrás ele foi em uma expedição ao Egito onde conheceu um novo amigo chamado Arthur. Juntos pesquisaram sobre a lenda de um jogo dos faraós de cerca de 5.000 anos. Nessa ocasião ele ganhou de seu amigo Arthur o seu card mais raro, o Dragão Branco de Olhos Azuis, que infelizmente Kaiba rasga intencionalmente após ganhá-lo em um duelo.
Salomon também trouxe outra coisa importante da sua expedição ao Egito, o Enigma do Milênio, que é dado ao seu neto Yugi.


Seto Kaiba
Seto Kaiba é o grande campeão mundial de Monstros de Duelo, mas acaba derrotado logo no primeiro episódio por Yugi mesmo com o seu baralho com três dragões brancos de olhos azuis. Além de ser o campeão mundial, Seto é famoso por ser o dono da Corporação Kaiba, que fabrica arenas holográficas para se jogar Monstros de Duelo, a segunda industria mais importante neste ramo só perdendo para a Ilusões Industriais que é a empresa do Maximillion Pegasus.


Mokuba Kaiba
Mokuba é o irmão de Seto Kaiba, não joga muito bem Monstros de Duelo. Mais tarde ele se torna também um membro da Corporação Kaiba.






Maximillion Pegasus
Dono da empresa Ilusões Industriais e portador do Olho do Milênio, Maximillion Pegasus é o vilão da primeira temporada de Yu-Gi-Oh!.
Pegasus criou o jogo Monstros de Duelo após ter descoberto o Jogo das Trevas através do Olho do Milênio. Tudo isso com o objetivo de conseguir reunir o maior número de Relíquias do Milênio para reviver a sua falecida esposa Cecelia combinando o poder desses artefatos com a tecnologia da Corporação Kaiba.
Pegasus passa a imagem de uma pessoa educada e inteligente, mas é frio e arrogante.


Cecelia Pegasus
Cecelia não aparece muito no anime, mas tem grande importância na história, pois ela era a esposa de Maximillion Pegasus. Faleceu depois de ter contraído uma doença. E como Maximillion gostava muito dela, procurou de qualquer forma revivê-la. Para que este sonho se realize, ele planeja roubar todas as Relíquias do Milênio e usar seus poderes para tentar reencontrar sua amada.
O passado do casal é muito romântico. Eles se conheceram em uma festa do pai de Maximillion, namoraram e se casaram.


Joey Wheeler
Joey é o melhor amigo de Yugi e o segundo melhor duelista. Joey aprendeu a jogar Monstros de Duelo com Salomon e com seu amigo Yugi, mas ele era um fracasso. Seu desempenhou melhorou quando conseguiu uma vaga no reino dos duelistas com a ajuda de Yugi e adquiriu ótimas cartas tornando-se um grande duelista.
Joey entrou no campeonato de Monstros de Duelo pra ganhar o dinheiro de prêmio para pagar uma operação para sua irmã, Serenity, pois soube que ela iria ficar cega.


Serenity Wheeler
Apesar de ser irmã de Joey Wheeler, Serenity não o vê a muitos anos devido a separação de seus pais.
Serenity sofre de uma doença grave e ficará cega se não operar a visão a tempo. Foi por isso que seu irmão Joey entrou no Reino dos Duelistas. Para conseguir o dinheiro necessário para pagar esta operação.


Téa Gardner
Téa é um dos integrantes do quarteto de Yugi e a única menina. Téa ficou amiga do grupo quando Yugii a salvou de um bandido que tentou assaltá-la. Téa é uma garota bastante calma, por isso ela duelo só por diversão sendo assim uma duelista fraca. Téa sempre tenta ajudar Yugi quando ele precisa, e tem uma certa queda pelo herói.


Tristan Taylor
Tristan tem o mesmo jeito largado, desleixado e engraçado de seu amigo Joey. No começo não ia muito com a cara de Yugi, mas com o tempo eles se deram bem. Ele faz parte do quarteto: Yugi, Joey, Téa e Tristan. Dos quatro, ele é o que menos entende de Monstros de Duelo.



Mai Valentine
Mai é uma grande duelista, porém mesquinha e arrogante. Uma trapaceira que logo no começo da série aparece fingindo ser uma médium para enganar os heróis.
Com o tempo ela acaba ficando amiga do quarteto, principalmente depois de Yugi ter salvado ela de Panic (um dos eliminadores do reino dos duelistas).


Bakura Ryou
Bakura é um dos personagens mais misteriosos da série, ele tem aparições estranhas desde o começo até ficar amigo do quarteto de Yugi. O mistério de Bakura é devido o Anel do Milênio, que guarda um espírito de um ladrão que viveu a vários séculos, e agora quer reunir todas as Relíquias do Milênio.
Isto faz com que Bakura aja de modo estranho, pois o anel o afeta, mesmo sendo uma boa pessoa. Bakura ganhou o Anel do Milênio de seu pai, um pesquisador que comprou o artefato em uma feira egípcia.


Shadi
Shadi é o guardião das Relíquias do Milênio e possui duas delas: a Balança do Milênio e a Chave do Milênio.
Foi ele quem deu o Olho do Milênio ao Pegasus, pois como ele próprio disse: "o destino escolheu Maximillion Pegasus pra usar a relíquia". Como se pode perceber Shadi é um personagem muito importante na história de Yu-Gi-Oh, trazendo muitas surpresas a série.

Bandit Keith
Bandit Keith, o campeão intercontinental de Monstros de Duelos, é uma pessoa fria, traiçoeira e que almeja acima de tudo o poder. Keith nutre uma grande sede de vingança por Pegasus que o derrotou em uma disputa de Monstros de Duelos.
Devido a essa ambição e cobiça pelo dinheiro do prêmio, ele entra para o Reino dos Duelistas.


Marik Ishtar
O personagem mais misterioso de Yu-Gi-Oh!. Marik é o possuidor de um dos deuses do Monstros de Duelo, o "RA!" e de uma das Relíquias do Milênio, O Cajado do Milênio. Sabe-se que Marik é amigo do espírito maligno do Anel do Milênio, sendo também um dos personagens mais sombrios de Yu-Gi-Oh!.



Ísis Ishtar
Ísis, a detentora do Colar do Milênio, é a irmã de Marik Ishtar, mas apesar disso ela quer impedir seu irmão de se vingar de Yugi pela morte de seu pai.
Durante uma de suas trajetórias, Ísis encontra Seto Kaiba e lhe entrega o Obelisco (um dos Cards Deuses do Monstros de Duelo) para protegê-lo de Marik. O que Ísis não previa, era que ela iria batalhar contra Kaiba e mesmo usando o Colar do Milênio (que permite prever a ação do adversário), Kaiba acaba sendo o vencedor do duelo com a ajuda do Cajado do Milênio.
Depois dessa batalha ela entrega o Colar do Milênio a Yugi, pois ela viu que o futuro era incerto demais.


Weevil Underwood
Weevil Underwood é um excelente duelista, tanto que ele se tornou o campeão regional após vencer Rex Raptor. A estratégia de Weevil ao duelar é usar Monstros insetos e trapaças.





Rex Raptor
Rex é o duelista que ficou em segundo lugar no campeonato regional de Monstros de Duelo, perdendo a competição para o Weevil Underwood, pois a sua estratégia é usar a força bruta dos seus monstros dinossauros, sendo assim um adversário fraco contra armadilhas de bons duelistas.
Ele até chegou a ter o card Dragão Negro de Olhos Vermelhos, mas o perdeu para Joey numa aposta.


Mako Tsunami
Filho de um pescador, Mako é um duelista que só usa monstros aquáticos.
Seu pai desapareceu após um acidente em alto mar, foi dado como morto, mas Mako ainda tem esperança de o encontrar e para isso quer comprar um barco e navegar em busca de seu ente querido.
No campeonato regional de Monstros de Duelo Mako ficou em terceiro lugar.


MONSTROS

Os Monstros são uma parte importante de Yu-Gi-Oh!, pois são eles os soldados dos duelistas.

No passado, esses monstros eram reais e faziam parte do Jogo das Trevas, onde seus poderes eram terríveis. Entretanto, pelo grande poder destrutivo dos monstros, um bravo faraó aprisionou seus poderes em tábuas de pedra. Cada tábua guarda um respectivo monstro com seu desenho esculpido, a única exceção é o monstro Exodia que precisou ser dividido em cinco partes devido ao seu enorme poder.

Hoje em dia no Monstros de Duelo, os monstros são invocados por cards em arenas holográficas, onde esses seres não passam de ilusões da tecnologia.


DEUSES

Dentro dos monstros de Yu-Gi-Oh! existem quatro criaturas que se diferem do resto pelo seu grande poder, por isso eles são chamados de Deuses. Os Deuses são a elite dos monstros e normalmente entram para decidir um jogo.

Com exceção do Exodia, os Deuses do Monstros de Duelo tem nomes de deuses egípcios ou monumentos.

EXODIA
Exodia é certamente o monstro mais forte do mundo de Yu-Gi-Oh, ele é representado por cinco cards separados, pois quando foi aprisionado a 5000 anos atrás seu poder era tão grande que precisou de cinco tábuas de pedra para contê-lo.
Atualmente para invocar o Exodia são necessários cinco cards, mostrando que além de muito forte é extremamente raro.


OSÍRIS
Osíris é um poderoso dragão voador. Uma característica interessante desse deus é que quanto mais monstros o adversário tem em seu controle, mais forte Osíris fica.





RA!
RA! é um grande pássaro dourado, sua força do ataque é indefinida! Ele pertence a Yami Mariku, que é uma egípcia cheia de segredos.





OBELISCO
Obelisco é um monstro azul que parece um gigante de pedra. O que mais destaca em Obelisco é sua força brutal. Seto Kaiba ganha esse monstro de Ísis Ishtar.







TIPOS DE CARDS

Dentro do Duelo de Monstros existem os seguintes tipos de cards: Cards Monstro, Cards Magia e Cards Armadilha. Cada tipo de card é dividido em sub-categorias. Aqui vemos os tipos de cards e as suas sub-categorias:

Cards Monstros
São cards que criam diferentes monstros virtuais.

  Características:
Nome: Nome do monstro.
Pontos de ataque: É a quantidade de pontos de ataque do monstro.
Pontos de defesa: É a quantidade de pontos de defesa do monstro.
Atributos: Os Cards Monstro são caracterizadas pelo atributo. Existem seis atributos diferentes, eles são: Terra, Fogo, Água, Vento, Luz e Trevas.
Tipo: Além de espécie, os cards monstro tem também um tipo. Existem 20 tipos diferentes que variam desde fadas até dragões. O tipo de cada monstro define a vantagem que um monstro tem sobre outro.
Tipo: Mostra o nível em que o card está. Na regra oficial do jogo de cartas de Yu-Gi-Oh!, Monstros com nível quatro ou menor podem ser colocados no campo de batalha normalmente.Caso o card seja nível cinco ou seis você tem que sacrificar um monstro que está ativo (no campo de batalha) para colocá-la no jogo. Cards de nível sete ou mais necessitam de dois cartas para sacrifício.
Descrição: É a descrição do card. Se as palavras estiverem escritas em itálico, significa que o card não tem nenhuma habilidade especial, aparece apenas uma informação sobre ele. Quando as palavras aparecem normais, é porque o card tem alguma habilidade especial, que é escrita abaixo da descrição.
Sub-categorias: Normal, Fusão (quando se junta dois ou mais Cards Monstro para fazer um novo monstro, representado pelo Card Monstro Fusão), Ritual e Efeitos (monstros com magias).


Cards Magia
Cards Magia causam diferentes efeitos em diferentes alvos no jogo.

  Características:
Nome: Nome da magia.
Tipo: De qual tipo é o card.
Ícone: Os Cards Magia são identificados pelo ícone de ritual, de campo, de equipar, de efeito contínuo, normal, etc.
Descrição: É a descrição do card. É nesse espaço que é descrito o efeito.
Sub-categorias: Normal, Contínua (se mantêm enquanto o campo onde ela foi criada não ser destruído ou removido), Equipamento (modifica a força dos monstros), Campo (altera as condições do campo), Rápidas e Ritual.


Cards Armadilha
Cards Armadilha tem diferentes efeitos no jogo e são jogados de cabeça para baixo; não são ativados até que o jogador desvire o card em seu turno.

  Características:
Nome: O nome da armadilha.
Tipo: O tipo do Card.
Ícone: Os cards armadilha são identificados pelo ícone, que mostra qual o tipo da carta armadilha: normal, de efeito contínuo, etc.
Descrição: É a descrição do card. É nesse espaço que é descrito o efeito.
Sub-categorias: Normal, Contínua: mantêm-se enquanto o campo onde ela foi criada não for destruído ou removido, Contra (neutraliza os efeitos de Cards Magia e Cards Armadilha).


AS CURIOSIDADES DE YU-GI-OH!

Notas sobre a criação de Yu-Gi-Oh

Yu-Gi-Oh foi criado por Kazuki Takahashi que nasceu em 4 de outubro de 1961 em Tóquio.
O mangá foi lançado em 1996 na Shonen Jump (a famosa revista japonesa de mangás que lançou sucessos como Dragon Ball, Samurai X, One Piece, entre outros) e teve sua versão em anime em 1998.

Nomes orientais
Normalmente a maioria dos animes que vêem para o Brasil são da versão americana. Essas versões recebem adaptações nos nomes, pois a maioria dos nomes orientais são incomuns a cultura ocidental. Aqui segue uma lista dos nomes dos personagens (com adaptação) e os originais do Japão.

Joey Wheeler - Jounouchi Katsuya
Téa Gardner - Anzu Mazaki
Tristan Taylor - Honda Hiroto
Mai Valentine - Mai Kujaku
Salomon Mutou - Sugoroku Mutou

Nomes que não receberam adaptação
Yugi Mutou
Maximillion Pegasus
Mokuba Kaiba
Seto Kaiba

  Voltar


CMF -  Avenida Ibirapuera, 3.493 - Moema - Tel. 5041-0820 / 5041-6851 -  Todos os direitos reservados. © Copyright 2004