Cuide do seu Pet

Se o mau hálito nas pessoas já é horrível, imagine o que será em animais! Pior ainda, claro! O mau hálito e a falta de apetite são sinais de que os animais precisam de atenção e de cuidados. Mas, preste atenção, às vezes o mau hálito não vem somente dos dentes... pode advir de outros fatores, por isso, o seu veterinário sempre deve ser consultado.

Muitos animais apresentam problemas de saúde, devido ao acúmulo de placa bacteriana e conseqüente formação de cálculo dentário.Cães de pequeno porte, como poodles e yorkshires, são mais propensos a doenças do gênero, por terem dentes mais juntos.Para reduzir esse risco, é necessário adotar o hábito da higiene bucal diária em cães e gatos.

Nas lojas de “Pet-Shop” é possível encontrar escova, dedeira e pasta dental, elaborados especialmente para nossos animais de estimação. Há muito tempo o tratamento médico veterinário era apenas sinônimo de vacinação contra verminose e raiva. Hoje, cães e gatos têm à sua disposição serviços bem sofisticados.

A medicina veterinária utiliza muitas especialidades médicas, como cardiologia e oftalmologia, e as aplica nos animais. Imagine que, se sua cachorrinha ou gata estiver grávida, é possível fazer um ultra-som e saber quantos filhotes vão nascer!

A odontologia veterinária oferece tratamento para Pets que não querem mostrar um sorriso amarelo. Dentre os procedimentos, além do tratamento de canal, quando necessário, estão incluídos o combate ao tártaro.

Escovar regularmente os dentes previne a formação do tártaro e da gengivite. Se o tártaro já estiver formado, uma raspagem pode ser feita pelo veterinário.


LIÇÕES PARA O BAFO ZERO!

Escove do dentes do seu animal
Escovar os dentes eliminando a placa bacteriana. Caso não saiba como fazê-lo, peça conselho ao seu veterinário.

Comece cedo
O ideal é fazer com que o cão (ou gato) acostume-se com a escovação com alguns meses de vida. Comece massageando a boca do animal e fazendo carinho. Depois limpe os dentes usando um pedaço de gaze enrolado em seu dedo e passe por todos os dentes. Mais tarde pode substituir a gaze por uma escova.

Creme dental para cães
Por mais esquisito que pareça para o paladar humano, as pastas de dentes veterinárias são as mais indicadas. Elas, geralmente, vêm com um sabor de carne ou frango.O creme dental convencional que forma espuma, pode trazer problemas para o seu bichinho, que não sabe cuspi-la e ainda pode prejudicar o trato digestivo do seu animal.

Use cenouras como prêmio
Assim como os bebês e as crianças, os cachorrinhos devem desde muito cedo exercitar a mastigação. Para os cães, a mastigação, além de favorecer o crescimento ósseo da cavidade bucal é uma atividade que favorece a liberação de tensões, tornando o cãozinho mais tranqüilo e dócil.Depois de alguma atividade você pode dar um pedaço de cenoura crua como recompensa.

Sprays
Os sprays para cães e gatos transformam o “bafo” em hálito fresco na mesma hora, mas NÃO limpam os dentes. São soluções apenas para emergência.

Alimentação e dieta
Mantenha uma rotina de alimentação, mantenha sempre os mesmo horários e alimentos saudáveis para seu “pet”.Cachorros e gatos não conhecem o gosto de biscoitos e sorvetes, por isso não ensine, pois esse tipo de alimento não faz bem para os dentes do seu animal.

Evite temperos
Se for servir comida feita em casa, evite os temperos.



  Voltar


CMF -  Avenida Ibirapuera, 3.493 - Moema - Tel. 5041-0820 / 5041-6851 -  Todos os direitos reservados. © Copyright 2004