A Terceira Idade


Hoje, graças aos progressos da medicina, pode-se chegar à terceira idade com muito mais saúde do que há algumas décadas. O envelhecimento é um processo natural.

A conceituação do envelhecimento ativo e bem sucedido joga por terra a desmedida adoração pela juventude, justificando a necessidade do fortalecimento dos critérios para a verdadeira assistência aos que envelhecem, rompendo as barreiras dos mitos preconceituosos.

O ciclo da vida tem início com a concepção terminando com a morte. Ao longo deste tempo, é possível observar fases do desenvolvimento: embrião, feto, bebê, criança, puberdade, maturidade, envelhecimento e morte.

Entre estas fases, desde a concepção até a maturidade, há marcadores fisiológicos que representam os limites de transição entre elas, como, por exemplo, a menarca, dando início da puberdade nas mulheres.

A transição entre a fase da maturidade e o envelhecimento é dificilmente fixada por um determinado limite.

O envelhecimento é conceituado como um processo dinâmico e progressivo, com modificações morfológicas, bioquímicas e psicológicas que determinam a perda de capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos. O passo certo para vivenciá-lo com tranqüilidade é saber o que muda em nosso organismo.

Os hábitos saudáveis deveriam ser uma constante desde a infância, porém muitas pessoas, por diversas razões, não atentam para a saúde até chegar aos 40 anos. Mesmo nesta idade, ainda é tempo para começar a pensar em saúde e agir com o objetivo de estar saudável na velhice.

A GERIATRIA tem sob seus domínios os aspectos preventivos e curativos da atenção à saúde unindo as áreas da Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional e Assistência social.

É importante destacar que grande parte das doenças que atingem os homens e, principalmente, os idosos têm o estilo de vida como fator de grande importância.

Hábitos alimentares e de atividade física são causas freqüentes desses desajustes.
O envelhecimento de nosso organismo basicamente está relacionado às alterações que ocorrem na estrutura de nossas proteínas.

Basicamente todos os fatores somados compõem o estado de 3ª Idade, podendo levar um homem de 50 anos a sentir-se com 80, e, em contrapartida, um de 80 anos exibir disposição de jovem.

  Voltar

CMF -  Avenida Ibirapuera, 3.493 - Moema - Tel. 5041-0820 / 5041-6851 -  Todos os direitos reservados. © Copyright 2004