Transformações no corpo e na mente

Por Dr. Thomaz Rafael Gollop*

Não se assuste com as oscilações de humor durante os primeiros meses de gestação. Elas são fruto da ação dos hormônios em seu organismo.

Os altos níveis de progesterona e estrógeno (principalmente) circulando no organismo durante a gravidez promovem uma verdadeira revolução. O corpo se modifica para "hospedar" o bebê em sua jornada de desenvolvimento e o estado emocional da gestante também reage: nos três primeiros meses há grandes chances de oscilação de humor. Não se surpreenda de passar, num segundo, da alegria à tristeza, da calma à extrema irritabilidade. Terminado esse período, o estado de humor tende a se estabilizar, especialmente se você se sentir física e emocionalmente confortável, livre de ansiedades.

Entre a 16a e a 20a semana, a maior parte das gestantes começa a se sentir bem mais segura e feliz: finalmente chega aquele momento tão esperado, quase mágico, em que é possível sentir a presença do bebê por meio de seus primeiros movimentos. Agora, sim, além de tê-lo visto na ultra-sonografia, pode senti-lo também vivo dentro de você! Viva intensamente esses momentos de pura emoção; nove meses passam muito rápido!

* O Dr. Thomaz Rafael Gollop é obstetra, ginecologista, geneticista; professor responsável pela disciplina Aconselhamento Genético do Curso de Pós-Graduação no Departamento de Biologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

  Voltar
 
CMF -  Avenida Ibirapuera, 3.493 - Moema - Tel. 5041-0820 / 5041-6851 -  Todos os direitos reservados. © Copyright 2004